São Paulo

Saiba tudo sobre o SESC Avenida Paulista e o seu Mirante!

Aberto em 2018 ao público e depois de ficar quase 7 anos fechado, o SESC Avenida Paulista chegou para movimentar ainda mais a avenida mais paulistana de todas. Localizado ao lado do Itaú Cultural e da Casa das Rosas, o SESC conta com inúmeras atrações mensais para todos os gostos e faixas etárias. É de fácil acesso através do transporte público e tem um mirante com uma vista que é de arrasar. Não perca nenhuma informação sobre esse espaço e leia as dicas para quem deseja subir no seu mirante!

Endereço: Avenida Paulista, 119 – Bela Vista – Centro São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 09:00 às 22:00. Domingos e feriados das 10:00 às 19:00.

Aqui você vai encontrar:

– Primeiro, o que é o SESC?
– Sobre o SESC Avenida Paulista
– Onde vejo a programação do SESC Avenida Paulista?
– Que horas funciona o SESC Avenida Paulista?
– Como chegar no SESC Avenida Paulista?
– O que tem em cada andar do SESC Avenida Paulista?
– Um pouco da arquitetura “sustentável” do SESC Avenida Paulista
– Como e quando subir ao mirante do SESC Avenida Paulista? Dica valiosa.
– Ficha-resumo

 

O que é o SESC?

SESC significa “Serviço Social do Comércio” e é um projeto cultural e educativo que visa a inovação e transformação social, criado pelo empresariado do comércio e serviços, há 60 anos.

A ideia principal do SESC é promover uma educação informal e permanente para que a população seja mais autônoma e possa ter contato com os mais variados modos de se pensar, agir e sentir.

Assim, é intensa a programação cultural do SESC, destinada para todos os públicos, classes sociais e idades. Promove-se atividades esportivas, programas de saúde, educação ambiental e também o turismo social. É conhecido também por suas “comedorias” (refeitórios) e o não desperdício de alimentos.

Dentro do Estado de São Paulo o SESC tem 38 unidades, sendo que grande parte possui centros culturais e desportivos.

 

Sobre o SESC Avenida Paulista

O SESC Avenida Paulista, localizado na Avenida Paulista, número 119, passou por uma imensa remodelação. Seu edifício atual, todo feito de vidro, conta com 17 andares e dois subsolos, com muitos pontos em que se pode ter uma vista panorâmica da paisagem paulistanas.

Estima-se que 18 mil pessoas por semana passarão no edifício e como o fluxo é alto, áreas de convivência foram pensadas para integrar o público. No térreo, por exemplo, tem uma praça multiuso, que pode ser o tempo todo moldada e propícia para uma diversidade de intervenções artísticas.

O lema dessa unidade é “Corpo, Artes e Tecnologia” e por isso todas as suas atrações permanentes e temporárias se centram nesses 3 grandes eixos. São 17 andares com espaços de convívio, exposições, cursos, educação infantil, restaurante, biblioteca, café, mirante… e muito mais.

 

Onde vejo a programação do SESC Avenida Paulista?

Você pode ver a programação do SESC Avenida Paulista de diversas maneiras. Fique atento porque sempre tem novidades boas e alguns ingressos se esgotam rápido!

Você pode verificar tudo o que está acontecendo no SITE OFICIAL

Um canal interessante para se inteirar sobre a programação é página de eventos do Facebook Oficial, assim como o Twitter.

Outra dica é baixar o aplicativo, disponível no Google Play e App Store, que possibilita organizar a programação, criar alertas e também guiar seus visitantes dentro do prédio. Acesse para baixar o app: www.sescavenidapaulista.org.br

Caso tenha dúvidas, ligue para (11) 3170-0800.

 

Que horas funciona o SESC Avenida Paulista?

De forma geral, o SESC funciona de Terça a Sábado das 9h às 22h e Domingos e feriados das 10h às 19h. Entretanto, consulte AQUI que horas funciona cada atração/andar individualmente.

 

Como chegar no SESC Avenida Paulista?

É bem simples. O SESC fica localizado na Avenida Paulista, 119 – Paraíso, São Paulo/SP.

Sem dúvida a melhor maneira de se chegar lá é de transporte público, mas nada impede com que vá de bicicleta, táxi e carro também.

Toda a linha de ônibus e metrô que serve a Av. Paulista é favorável para o seu passeio. Quanto ao metrô, a estação mais próxima do SESC Avenida Paulista é a Brigadeiro.

Se você vai de carro, é possível parar num estacionamento próximo ou até nos arredores do edifício. Cuidado apenas com horários de pico!

Se você vai de bicicleta, a unidade conta com 43 locais para deixar seu pedal, só não se esqueça de levar corrente e cadeado.

Vale lembrar que aos domingos a Avenida Paulista é fechada, então você pode ir caminhando ao longo da avenida até o edifício.

 

O que tem em cada andar do SESC Avenida Paulista?

Vamos lá.

No Térreo, a porta de entrada do SESC Avenida Paulista reserva uma Praça com espaço multiuso, com pé direito duplo e arquibancadas retráteis. O espaço está projetado para receber manifestações artísticas de todas as maneiras. Você também encontra o Balcão de Informações, a bilheteria e o paraciclo, com 43 vagas para bicicletas. A bilheteria da praça funciona nos dias de abertura de venda de ingressos, das 17h30 às 18h30, e antes dos espetáculos, das 17h30 às 21h30.

O 1º andar é uma área de acesso restrito à equipe técnica.

Já o 2º andar tem a Central de Relacionamento / Área de Convivência / Loja Sesc Local para informações das atividades do Sesc, credenciamento, inscrições em cursos, venda de ingressos e de produtos. Atenção: o atendimento na Central de Relacionamento é feito presencialmente através do agendamento de horário para o mesmo dia. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

O 3º andar tem o Espaço Crianças, onde pais e filhos (de até 12 anos) podem passar um período recheado de brinquedos, contação de histórias, vivências e performances.  As crianças podem ali conhecer mais das tecnologias da natureza e interagir por meio de brincadeiras e atividades lúdicas. O local conta com três fraldários, espaço para alimentação infantil, banheiro familiar, duas banheiras para banho e sanitário infantil. Atenção: em caso de lotação, será necessária a retirada de pulseira no térreo para acessar o espaço. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 19h30 (permanência até às 20h.) | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (permanência até às 18h30).

No 4º andar, encontra-se a sala Tecnologias e Artes, onde terão experimentações interativas, cursos e oficinas artísticas. Por meio de atividades que exploram as relações entre arte, corpo e tecnologia, este espaço inspira a inventividade e as conexões digitais e analógicas. Consulte no site a programação e a necessidade de ingresso para participar das atividades. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 22h. | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Existem dois espaços dedicados à exposições: o Arte I e o Arte II. O Arte I fica localizado nos 5º e 6º andares e o Arte II fica entre os 13º e 14º andares.  Assim, esses quatro andares são destinados à equipe de artistas-educadores para que proponham oficinas e vivências relacionadas à exposição em cartaz. Horário de funcionamento: De acordo com a programação.

O 7º andar também é restrito aos funcionários (segurança, infraestrutura, coordenação de limpeza, almoxarifado e áudio e vídeo).

O 8º andar é onde fica o setor de Odontologia, formado por quatro consultórios odontológicos, três consultórios cirúrgicos, com raio-x panorâmico e periapical, além de um espaço para ações educativas. O tratamento odontológico é exclusivo para quem tem a Credencial Plena válida no estado de São Paulo. Já as atividades educativas são abertas à comunidade. As inscrições para tratamento odontológico em todas as unidades do Sesc SP ocorrem por meio do portal, uma vez por ano, geralmente em março. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 7h20 às 21h30. | Sábados, das 10h às 17h20. | Domingos e feriados: fechado.

O 9º andar também é restrito aos funcionários.

Nos 10º, 11º e 12º andares têm as salas Corpo. Corpo I está ligado ao programa de esportes do SESC, o II à ginástica funcional e III ao pilates. Para as aulas, é necessário se inscrever pelo aplicativo da unidade ou na central de atendimento. Entre maio e junho, quem não é associado do Sesc também pode participar. Horário de funcionamento 10º andar: Terça a sexta, das 9h às 21h30. | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30.  Horário de funcionamento 11º andar: Terça a sexta, das 7h às 21h30. | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h30. Horário de funcionamento 12º andar: Terça a sexta, das 7h às 21h30. | Sábados, das 10h às 15h. | Domingos, das 10h às 13h. | Feriados: fechado.

Nos 13º e 14º andares tem o Arte II, como já dito, e no 15º andar chega-se à Biblioteca. É um dos espaços mais convidativos, que até dá para passar boas horas lendo por lá. Não esqueça de ver todos os cantinhos da biblioteca porque rende ótima vistas também. A biblioteca oferece consulta local de livros e periódicos, serviço de empréstimo de até 4 livros, acervo com mais de 5 mil títulos, computadores para pesquisas, mesas e bancadas com pontos de conexão de energia, aparelhos acessíveis: ampliador de caracteres, linha braile e conversor de texto em áudio e programações literárias. Os temas abrangem o eixo temático da unidade (corpo, arte e tecnologia), mas também conta com um amplo acervo com obras de literatura brasileira, estrangeira, quadrinhos, poesia, artes etc. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

No 16º andar têm-se a Comedoria (restaurante) com diversas opções de lanches, salgados, bebidas, bombonière, sopas e pratos rápidos. Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 19h30 (permanência até às 20h) | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30 (permanência até às 20h).

E, por fim, o mais queridinho de todos, temos o 17º andar, com o Café-Terraço-Mirante. Neste andar, é possível apreciar uma vista privilegiada da Avenida Paulista a 62,45 m de altura. Além de um Café, há o acesso ao Mirante, localizado no pavimento superior e a horta, onde são cultivadas hortaliças, ervas e temperos. Atenção: para visitação do Mirante aos finais de semana ou em caso de lotação, é necessário retirar o adesivo com a equipe de orientadores no térreo. Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h30 (permanência até às 22h). | Domingos e feriados, das 10h às 18h30 (permanência até às 19h).

 

Um pouco da arquitetura “sustentável” do SESC Avenida Paulista

Pra aqueles que gostam um pouco de arquitetura e construção civil, o novo prédio do SESC merece destaque, já que ele tem todo uma filosofia de ser “verde” e “sustentável”. No projeto de remodelação (retrofit), que foi um longa obra, o antigo prédio não foi demolido e aproveitou-se lajes, fachadas, paredes estruturais, para que não gerasse muito entulho e lixo.

Ainda quanto ao lixo, quem anda ao longo do prédio pode encontrar latas separadas para a coleta seletiva, para que todos que frequentam o SESC possam contribuir com a reciclagem.

A luz natural foi um fator imensamente valorizado durante a reforma, com a presença das janelas. Há sensores de presença em praticamente todos os ambientes para que se economize energia elétrica e a própria “quantidade de luz” necessária para cada espaço é medida nesses sensores. As escadas rolantes também apresentam sensores para um funcionamento inteligente e econômico. Os chuveiros da unidade são aquecidos por energia solar (placas localizadas na parte superior do prédio).

Quando se fala de água, o SESC Avenida Paulista incentiva o uso de copos retornáveis, squeezes e garrafas para evitar descartáveis nos bebedouros.

Já quanto ao conforto térmico, o projeto instalou proteção UV nos vidros do edifício para evitar calor intenso e também se espalhou jardineiras, hortas em todos os andares, inclusive um “teto verde”, para manutenção da temperatura. Não há visitação do jardim para o público.

 

Como e quando subir ao mirante do SESC Avenida Paulista? Dica valiosa!

Com toda certeza o Terraço e Mirante do SESC é a principal atração. Lá você vai ter uma bela vista não só da Avenida Paulista, mas também da cidade de São Paulo, pela altura (60m) em que se encontra. Ele fica no 17º andar, então, quando chegar é só apertar no painel esse número e pegar o elevador. O visual é estonteante!

Lá fica a Cafeteria, que tem preços bem acessíveis, diga-se de passagem, e o terraço. Você pode comer tanto na parte de dentro, como nas mesinhas e cadeiras lá de fora. Subindo os degraus para um mezanino, você pode ter uma vista mais panorâmica de São Paulo. É imperdível.

Dois locais são bem clássicos para a fotografia, o primeiro deles e mais óbvio é a maravilhosa vista da extensão da avenida, o segundo deles é o grafite do Oscar Niemeyer, feito pelo artista Eduardo Kobra.

Pra quem deseja uma foto incrível e possa vislumbrar da cidade paulistana tanto de dia como de noite, a boa pedida é ir antes do pôr do sol e aguardar esse espetáculo da natureza por lá. A cidade vista durante a noite também é bonita, pois tem um jogo de luzes incomparável com qualquer outra cidade brasileira.

DICA: Logo quando inaugurou não demorou muito para que ficasse diariamente lotado. Se você é morador da Região Metropolitana e/ou tem disponibilidade de visitar o edifício em horários alternativos, aproveite isso. Em finais de semanas e feriados, normalmente o terraço fica bem cheio. Aos domingos, como a Avenida Paulista fica aberta aos pedestres e há muito fluxo, o espaço fica bem competitivo. Se puder, evite esses dias, senão, tudo bem, o passeio vai ser legal da mesma maneira! Caso esteja muito muito cheio, os funcionários SESC vão distribuir adesivos (senha) para o acesso ao mirante e você vai ter que pegar uma fila para o elevador.

 

Ficha-resumo:

Sesc Avenida Paulista

Recomendado: Todas as idades

Horários: Variado – dependendo da atividade escolhida. Unidade: Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 09:00 às 22:00 e Domingos e feriados das 10:00 às 19:00.

Preços: Gratuito (mirante e espaços comuns), atrações com preço acessível.

Onde: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo

Facilidades: Abre em feriados; aceita excursões escolares, ambulatório, ar condicionado, banheiro adaptado, banheiro familiar, banheiro infantil, bicicletário (43 vagas), cadeira de rodas disponível, espaço de amamentação, fraldário, metrô, vestiário (masculino, feminino e familiar), wi-fi.

Espaços e atrações: Espaço de brincar; biblioteca; espaço de exposição; salas de espetáculos, exposições e oficinas culturais; espaço para práticas físicoesportivas; clínica odontológica com sete consultórios; comedoria; café; mirante com vista panorâmica; praça (espaço multiuso); loja e outros espaços presentes nas unidades do Sesc, exceto ginásio e piscina.

Web-site: https://www.sescsp.org.br/unidades/9_AVENIDA+PAULISTA
Facebook: https://www.facebook.com/pg/sescavpaulista/events/

Twitter: http://www.twitter.com/sescavpaulista

Telefone: (11) 3170-0800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *