Essa é, sem dúvida, umas das minhas trips favoritas. Sabe por quê? Porque ela tem um custo-benefício enoooooorme. 💚😊
Ela cabe na minha agenda (num final de semana, ida sábado e volta domingo). Ela cabe no meu bolso (gasta pouquinho, com deslocamento e mais uns trocadinhos apenas). Ela cabe no meu gosto (recheada de amigos e natureza).
Ela cabe em mim (sempre volto cheinha de paz, alegria e novas reflexões sobre o mundo). Subir montanha é sempre revigorante. É aquele refúgio que necessito em dias corridos. É aquela superação em meus limites corporais. É aquela reinvenção em minha alimentação. É aquela viagem que você pensa sempre ao final: “valeu a pena”.
Por que esse Pico é um dos meus favoritos? Porque simplesmente é o melhor custo benefício em relação a montanha.
Primeiro que a trilha até lá é toda de mata fechada, então no caminho podemos ficar bem em contato com a natureza, Mata Atlântica, apreciar sua diversidade e evitar aquele solzão na cabeça.
Segundo porque lá tem tudo. Uma vista incrível dos estados de São Paulo e Minas Gerais, uma área beeem ampla (na Pedra das Flores) que dá pra ficar bem largadão vendo a vista, as estrelas e a lua, a noite.
O cume tem alguns pedacinhos difíceis de chegar, mas é ok, dá pra ir. E lá você se sente no topo de tudo. É uma delícia.
Pra quem vai dormir, tem diversas clareiras ótimas para as barracas, com vegetação rasteira, com árvores e rochas fazendo sombras e cortando vento. E espaço pra um número considerável de pessoas.
Outro ponto positivo é o acesso, que é bem tranquilo. Pra chegar, só ir até Extrema/MG, seguir as placas pra Serra do Lopo, chegar no sítio, deixar o carro e fazer a trilha. Estrada de terra tem algumas partes ruizinhas, mas neeeem tanto. E o carro fica seguro.
Na primeira vez que fiz, meu grupo demorou 1h30 (todos com malas e grupo bem grande), desta vez, com grupo menor, demoramos 44min. Isso até a Pedra das Flores, que é esse lugar de baixo das fotos, onde se acampa. Depois mais uns 30min vai-se até o cume, pontinha da foto. Ou seja, rapidão chega lá.
Ir nesse Pico vale muito a pena. É ótimo pra quem realmente quer começar a trilhar ou dormir na montanha.