Reflexão,São Paulo

[REFLEXÃO] A vida acontece fora de casa.

Se tem uma frase que eu falei muito nos últimos anos é “a vida acontece fora de casa”. E sempre fui uma defensora disso. Talvez porque eu seja uma pessoa que vive muito sozinha, seja em casa ou pesquisando, ou porque eu tenha esse anseio por novidades, então a rua para mim sempre foi uma oportunidade de ver pessoas, coisas excêntricas, música e ver o que o mundo oferece a mim. Isso seja por meio de viagens ou na minha própria cidade. Meu blog veio nesta perspectiva: o meu mundo visto por mim, onde é que seja.

É lógico que para viver a vida fora de casa, nós devemos levar em conta os privilégios de cada um, principalmente quanto a disponibilidade de tempo, de locomoção, dinheiro e saúde mental. Mas sempre ressaltei a importância de sairmos, nem que seja na pracinha mais próxima, para ver o movimento, assim como muita gente mais anciã e sábia faz.

Esse dia das fotos, por exemplo, foi no comecinho de janeiro e, num dia de folga em São Paulo, fui junto ao meu companheiro buscar o que fazer na rua. Encontrei minha irmã mais velha e o namorado dela na fila para entrar no Edifício Martinelli. Nós até pensamos em nos juntarmos a eles, mas como não havíamos reservado entrada e a fila de espera era demorada, resolvemos ficar por ali no centro mesmo, fazendo outra coisa.

Até que eu avistei um café super fofo em frente ao Martinelli, que eu já fui algumas vezes no passado e estava super a fim de apresentá-lo ao meu amado. Sentamos num lugar, digamos, privilegiado, tiramos boas fotografias e nos deliciamos com os pastéis e café do estabelecimento. O lugar é uma graça.

O dia era todo de amor. Eu estava com brilho nos olhos. E tudo o que eu via ao meu redor era amor. Esse dia acabou ficando como um dia especialíssimo de 2020.

É nessas e outras que eu acredito na importância de sempre darmos uma volta por ai, dentro das nossas condições e possibilidades. Cria-se memórias. Vive-se histórias. Eternizam-se momentos.

Hoje, com o covid, faço a ressalva e ressalto que agora não é o momento de sairmos, apesar de sempre defender isso. E todos sabem o porquê. Aliás, eu tenho provado a mim mesma que a vida também pode ocorrer dentro de casa, mas isso é papo para outro dia… 💚